Territórios quilombolas em Garopaba e Imbituba (SC): patrimônio histórico, paisagístico e história oral

Authors

  • Juliani Brignol Walotek Instituto Federal de Santa Catarina
  • Douglas Ladik Antunes Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v28i1.1461

Keywords:

Quilombola Territories; Landscape and Heritage; Social Cartography.

Abstract


Este artigo aborda a discussão sobre os territórios quilombolas do Morro do Fortunato e Aldeia, localizados no município de Garopaba, na divisa com Imbituba (SC). Os resultados apresentados são parte de uma pesquisa de doutorado que adota a “cartografi a social” e a história oral como metodologias para entender a construção de territorialidades e articular esses dois territórios. A pesquisa cria espaços de diálogo e possibilita articulações na esfera do patrimônio. Embora os dados apresentados sejam preliminares, este estudo oferece as bases para discutir a paisagem como matriz de um “território usado”. Esse enfoque visa contribuir para uma refl exão sobre os conceitos de território e paisagem no contexto patrimonial.

Author Biographies

Juliani Brignol Walotek, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), pelo Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (PPGPLAN). Mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). E-mail: juliani.walotek@gmail.com.

Douglas Ladik Antunes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Engenharia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  É Professor Associado do Departamento de Design da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio Ambiental - PPGPLAN/FAED /UDESC - dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico. E-mail: douglas.antunes@udesc.br.

References

ACSELRAD, Henri. Cartografia social, terra e território/ Henri Acselrad, (org). Rodrigo Nunes (org), et al. Rio de Janeiro, UFRJ, Instituto de Pesquisa e Planejamento urbano e Regional. 2013.

____________________. Cartografia social e dinâmicas territoriais: marcos para o debate / Henri Acselrad; Aurélio Vianna Jr ... [et al.] (org); – Rio de Janeiro: UFRJ, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, 2010.

ALBUQUERQUE, Mauricéia Teixeira de. Negros em Garopaba: Experiência quilombola nas comunidades da Aldeia e Morro do Fortunato. Dissertação de Mestrado. UDESC: Florianópolis, 2014.

BATISTA, Desidério Soares & MATOS, Rute Sousa. A dimensão patrimonial e identitária da paisagem: a história do lugar como fundamento da intervenção urbana e territorial contemporânea. In: Lugares: Patrimônio, memória e paisagem. Coleção Urbanismo e Arquitetura da cidade. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014.

BESEN, José Artulino. 1830 – 1980 - São Joaquim de Garopaba (Recordações da Freguesia). Passo Fundo (RS): Gráfica e Editora Pe. Berthier, 1996.

BITENCOURT, Fernando. De Igara-mpaba a Garopaba: sete mil anos de História. Garopaba: Gráfica Garopaba, 2003.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Relatório final do Projeto Tempos e espaços nas comunidades rurais do Alto e Médio São Francisco - Minas Gerais. Uberlândia: UFU, 2009.

CASTRO, Cleber Augusto Trindade. TAVARES. Maria Goretti da Costa. A Patrimonialização Como Processo de Produção Social do Espaço. Sociedade e Território – Natal. Vol. 28, N. 2, p. 117 - 135. Jun./Dez. de 2016.

COSTA, Viegas. F. da. O patrimônio Cultural de Garopaba (S.C) na percepção dos professores da rede pública municipal de ensino. Anais do II Seminário Internacional História do Tempo Presente. Florianópolis, UDESC, 2014.

ESPÍNDOLA, Ariana Moreira. Papéis da escravidão: a matrícula especial de escravos (1871). 2016. Dissertação (Mestrado em História) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

FIGUEIRÓ. Adriano. Para uma compreensão dialética da paisagem cultural na Geografia: Reflexões a partir da transformação da natureza por comunidades tradicionais peruanas. in: PIMENTA, Margareth C.A. e FIGUEREDO, Lauro César (org.). Lugares: Patrimônio, memória e paisagem. Coleção Urbanismo e Arquitetura da cidade. Florianópolis: Ed. UFSC, 2014.

JOLIVEAU, Thierry. O lugar dos mapas nas abordagens participativas. IN: ACSELRAD, Henri (org.). Cartografias Sociais e Território. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - UFRJ, 2008.

SANTOS, Milton. Espaço e Sociedade: Ensaios. Petrópolis: Ed. Vozes, 1979.

________________. O território e o saber local: algumas categorias de análise. In: Cadernos IPPUR, Rio de Janeiro, Ano XIII, nº 2, 1999. Pág. 15-26.

________________. Da Totalidade ao Lugar. São Paulo: Ed. Edusp, 2005.

SOLLER, Juliane Magagnin da; CASTRO GIONANNI, Antônio Carlos. Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC). Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 7, n. 1, 2014, p. 198-214.

SOUZA, Maria Adélia Aparecida de. Geografia e Planejamento: uma estratégia espaço tempo. Revista Sociedade e Território –Natal. Vol. 33, nº. 1, p. 7–30, Jan./Abr. 2021.

__________________________, Território usado, rugosidades e patrimônio cultural: ensaio geográfico sobre o espaço banal. Revista Latinoamericana e Caribenha de Geografia e Humanidades. Vol. 2, nº4, p. 1-17, Out. 2019.

VALENTIN, Manoel. História de Garopaba: da Armação Baleeira a comarca. Garopaba (SC): Gráfica Garopaba, 2007.

Published

2025-04-29

How to Cite

Brignol Walotek, J., & Ladik Antunes, D. (2025). Territórios quilombolas em Garopaba e Imbituba (SC): patrimônio histórico, paisagístico e história oral. História Oral, 28(1), 51–70. https://doi.org/10.51880/ho.v28i1.1461