Danças japonesas: a história e a trajetória de uma professora imigrante

Autores

  • Vivian Iwamoto Universidade Federal da Grande Dourados
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

imigração japonesa, dança japonesa, história oral

Resumo


Este artigo evidencia a história de vida e a trajetória artí­stica de Yoko Terui, professora de dança japonesa que atua em Dourados (MS) há mais de cinquenta anos. Sua trajetória acompanha a história da imigração japonesa e a constituição da Associação Cultural Nipo-Brasileira no municí­pio. A pesquisa foi orientada pelas contribuições teórico-metodológicas da história oral, com suas perspectivas de expansão do campo da memória. No artigo são apresentadas as principais caracterí­sticas da dança japonesa, em particular as do estilo fujima ryu, ministrado pela professora. Esta investigação pretende dar visibilidade aos aspectos culturais da comunidade japonesa encarnados na dança – ainda objeto de poucas produções acadêmicas. Finalmente, considera-se que as trocas culturais propiciadas pelo desenvolvimento da dança japonesa na cidade contribuí­ram para o fomento dessa arte, que continua sendo passada de geração a geração.

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Publicado

2017-01-03

Como Citar

Iwamoto, V., & Sarat, M. (2017). Danças japonesas: a história e a trajetória de uma professora imigrante. História Oral, 19(2), p. 87–107. Recuperado de https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/653