Memórias e sociabilidades em torno dos quadrinhos no Brasil dos anos 1960

Autores

  • Ivan Lima Gomes Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

história em quadrinhos, memória, fontes orais, CETPA, cultura nacional popular

Resumo


No iní­cio da década de 1960, uma série de debates sobre o papel dos quadrinhos na cultura brasileira levou í  organização de artistas em defesa de estí­mulos í  produção local. A mí­dia, historicamente associada í  cultura de massas dos EUA, deveria ser transformada a partir da produção local com temas do folclore e da história do Brasil, via incentivo estatal. No ápice desses debates, formou-se uma cooperativa de quadrinhos sediada no Rio Grande do Sul. Conhecida pela sigla CETPA, a Cooperativa Editora e de Trabalho de Porto Alegre teve caráter efêmero, mas configurou etapa importante na afirmação da linguagem das HQs no Brasil, conforme se pode depreender das memórias de alguns artistas ligados a essa iniciativa. É a partir dessas memórias que se procura neste artigo discutir a CETPA e sua atuação no mercado editorial de HQs no Brasil. Temas como geração, sociabilidades e cotidiano possibilitam analisar as articulações entre arte, mercado e polí­tica para compreender a historicidade da linguagem dos quadrinhos no Brasil.

Biografia do Autor

Ivan Lima Gomes, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em História (PPGH-UFF). Professor de Teoria e Metodologia da História (UEG). Pesquisa quadrinhos nas Américas, articulando história editorial e cultura visual.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Como Citar

Gomes, I. L. (2017). Memórias e sociabilidades em torno dos quadrinhos no Brasil dos anos 1960. História Oral, 19(2), p. 49–67. Recuperado de https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/650