Espectador de uma vida: entrevista com Contardo Calligaris

Autores

  • Tiago Sanches Nogueira Instituto de Psicologia da USP - IPUSP

Palavras-chave:

Calligaris, seriado, escrita, Barthes, formação

Resumo


O texto apresenta uma entrevista com o psicanalista e escritor Contardo Calligaris, roteirista do seriado Psi, produzido pela HBO, e autor dos romances O conto do amor e A mulher de vermelho e branco. Dramaturgo e autor de diversos ensaios sobre psicanálise, Contardo nos apresenta o relato dos anos de formação com Roland Barthes, bem como as particularidades do processo de escrita de suas obras. Oferecendo ao leitor um interessante balanço acerca de seu projeto de "tornar-se artista", o entrevistado mostra que sua trajetória é marcada por um vir-a-ser fundamental no processo de aprender a formar-se.

Biografia do Autor

Tiago Sanches Nogueira, Instituto de Psicologia da USP - IPUSP

Psicólogo, Psicanalista, Doutorando em Psicologia Clí­nica pela USP, Mestre em Psicologia Clí­nica pela PUC-SP. Autor do livro "Ensaio sobre um Infinito: Música e Psicanálise"; Músico-criador, autor do ílbum Musical ESGRITOS: ROMANCE DE FORMAÇíO e de trilhas sonoras para teatro. Investe permanentemente na formação conforme o tripé proposto por Freud: análise pessoal, supervisão e estudo teórico com os pares. Os interesses se situam no campo da Psicanálise, mais especificamente em questões da clí­nica psicanalí­tica, saúde mental, clí­nica com crianças, artes, em especial a Música e da inserção da Psicanálise na Universidade.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Como Citar

Nogueira, T. S. (2017). Espectador de uma vida: entrevista com Contardo Calligaris. História Oral, 19(2), p. 155–162. Recuperado de https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/617