O coser das memórias de aluna, de operária e de professora na roça: as experiências de Luzia Honória dos Santos

Autores

  • Ilka Miglio de Mesquita
  • Raylane Andreza Dias Navarro Barreto
  • Rony Rei do Nascimento Silva

Palavras-chave:

experiências, história da educação, memória, Sergipe

Resumo


O artigo, fruto do projeto Modos de educar: práticas escolares e cultura escolar no território sul sergipano, toma como objeto de estudo os relatos orais da professora Luzia Honória dos Santos, residente em Salgado (SE), com 96 anos de idade na época da entrevista. Com o objetivo de compreender as experiências que a fizeram professora, nos propusemos a coser a "colcha de retalhos" de sua trajetória de vida. Ao nos apropriarmos das memórias expressas no relato oral da nossa personagem, buscamos em Walter Benjamin e Edward P. Thompson o respaldo teórico para operar historiograficamente com a noção da "experiência". Para tecermos suas rememorações do passado, lançamos mão da metodologia da história oral conforme preceituam Verena Alberti e Antonio Torres Montenegro. Concluí­mos que as experiências vividas por Luzia Honória – na condição de filha, de aluna da escola primária, de operária da fábrica e de professora na roça – se entretecem no passado da velha senhora cujas memórias lançam luz sobre a história da educação sergipana.

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Publicado

2013-12-24

Como Citar

Mesquita, I. M. de, Barreto, R. A. D. N., & Silva, R. R. do N. (2013). O coser das memórias de aluna, de operária e de professora na roça: as experiências de Luzia Honória dos Santos. História Oral, 16(2), 101–127. Recuperado de https://www.revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/312