A utilização fundo oral do Proxecto Interuniversitario "Nomes e Voces". Estudo de caso: causas e sujeitos da perseguição polí­tica e da repressão na guerra e a ditadura de Franco na Galiza (1936-...)

Autores/as

  • Judith Carbajo Vázques
  • Lourenzo Fernández Prieto

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v15i2.259

Palabras clave:

memória, história oral, ditaduras e regimes totalitários, repressores

Resumen


As investigações que dizem respeito à natureza das repressões franquistas continuam a ser a ponta-de-lança da historiografia espanhola sobre a guerra civil e a repressão. Este contí­nuo crescimento não é apenas quantitativo, mas, sobretudo – e é isto que visamos apontar em nosso artigo –, qualitativo, graças ao aprimoramento de novas fontes e à utilização de instrumentos de análise melhorados e de conceitos mais aperfeiçoados. É por isso que na nossa investigação tencionamos uma nova abordagem: uma aproximação às fontes orais e documentais que já tinham sido utilizadas para o estudo das ví­timas para abordar o caso dos sujeitos repressores. Graças à metodologia ad hoc que desenvolvemos, podemos obter uma ideia mais ajustada daquilo que tinha sido o aparelho repressivo e, mesmo, de conceitos que surgirão mais funcionais na hora de abordar o estudo dos sujeitos repressores. Propomos explorar as motivações e as lógicas que animaram as práticas repressivas em uma região como a Galiza. Serão buscadas novas possibilidades em fontes diversas, dentre elas, destacamos o importante fundo oral sobre a repressão na Galiza do Proxecto Interuniversitario "Nomes e Voces".

Publicado

2012-12-18

Cómo citar

Vázques, J. C., & Prieto, L. F. (2012). A utilização fundo oral do Proxecto Interuniversitario "Nomes e Voces". Estudo de caso: causas e sujeitos da perseguição polí­tica e da repressão na guerra e a ditadura de Franco na Galiza (1936-.). História Oral, 15(2). https://doi.org/10.51880/ho.v15i2.259