História e tradição oral na perspectiva indígena: uma introdução ao pensamento de Népia Mahuika

Autores

  • José Augusto Zorzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-1576-6071
  • Carla Simone Rodeghero Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1374

Palavras-chave:

História oral indígena, Népia Mahuika, Tradições Orais

Resumo


O artigo introduz a obra Rethinking oral history and tradition: an indigenous perspective (Repensando história oral e tradição: uma perspectiva indígena), do historiador Maori e neozelandês Népia Mahuika, publicado em 2019 pela Oxford University Press e ainda sem tradução para o português. O livro oferece uma valiosa instrução ao pensamento acadêmico a partir da experiência e das perspectivas das comunidades indígenas, dialogando com a literatura das disciplinas de história oral e tradição oral. Das contribuições trazidas pela obra, o artigo se concentra em alguns pontos, com a intenção de melhor caracterizar a forma e a dinâmica da história e das fontes orais indígenas, além do diálogo com os principais conceitos que informam o campo da história oral e das tradições orais. Realiza, ainda, aproximações entre as perspectivas da história e das tradições orais Maori e de outros contextos indígenas e/ou nativos em que tais noções são determinantes, apresentando experiências de pesquisa em cenários africanos, latino-americanos e, especifi camente, brasileiros. O texto é um exercício realizado por uma pesquisadora branca e um pesquisador também branco, que assumem a postura de aprendizes, desejosos de contribuir com uma discussão rica e desafi adora, baseada na leitura/escuta atenta de protagonistas que nem sempre tiveram sua voz e seus saberes valorizados pela academia.

Biografia do Autor

José Augusto Zorzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em História, doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: jotazorzi@gmail.com.

Carla Simone Rodeghero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em História, professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: carla.simone@ufrgs.br.

Referências

BÂ, A. Hampaté. A tradição viva. In: História geral da África I: Metodologia e pré-história da África / editado por Joseph Ki -Zerbo. – 2.ed. rev. – Brasília: UNESCO, 2010, p. 167-212.

BONALDO, Rodrigo; PEREIRA, Ana Carolina Barbosa. Potential history: reading artificial intelligence from indigenous knowledges. History and Theory, 62, n. 1 (March 2023), p. 3–29, 2023 [Iterations: Historical Futures].

CUSICANQUI, Silvia Rivera. El potencial epistemológico y teórico de la historia oral: de la lógica instrumental a la descolonización de la historia. In: Teoria crítica dos direitos humanos no século XXI. Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2008, p. 154-175.

HALBWACHS, M. A Memória coletiva. Trad. de Laurent Léon Schaffter. São Paulo, Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MACIEL, Márcia Nunes. Tecendo tradições indígenas. São Paulo: USP, 2016.

MAHUIKA, Népia. Rethinking oral history and tradition. An indigenous perspective. New York: Oxford University Press, 2019.

THOMSON, A. Recompondo a memória. Questões sobre a relação entre a história oral e as memórias. Projeto História. São Paulo, v.15, p. 51-84, 1997.

Downloads

Publicado

2023-12-20 — Atualizado em 2024-02-08

Versões

Como Citar

Zorzi, J. A., & Rodeghero, C. S. (2024). História e tradição oral na perspectiva indígena: uma introdução ao pensamento de Népia Mahuika. História Oral, 26(3). https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1374 (Original work published 20º de dezembro de 2023)