“E a frente de nossa casa cheia de índios!”: a fonte oral como instrumento de construção da memória e história de Itaporanga (SP)

Autores

  • Rafaela Sales Goulart Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0001-7118-1601
  • Fabiana Lopes da Cunha Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1337

Palavras-chave:

História, Ituporanga, São Paulo, João Batista de Magalhães Castilho, Memória

Resumo


Esta entrevista foi desenvolvida a partir do Angra Doce: potencial do desenvolvimento turístico e inserção regional no Pacto Global (eixo temático Patrimônios), projeto coletivo que envolve docentes e discentes de instituições de pesquisa do Estado de São Paulo (UNESP e USP) e Paraná (UENP e UEPG), sociedade civil organizada, o Cities Program (UN) e setor político e empresarial. A produção documental se deu em razão da relevância do entrevistado em Itaporanga, município localizado no sudoeste paulista. Professor e historiador, João Batista de Magalhães Castilho (1935-2020) vivenciou, herdou e pesquisou acontecimentos que contribuíram para a construção da memória e história do seu lugar de origem, ainda carente de fontes primárias e de bibliografias para estudos científicos. Na entrevista, o Sr. Castilho narra aspectos de sua vida pessoal junto a assuntos como a fundação da cidade de Itaporanga a partir da sua casa, herança de seu bisavô, último sucessor do Frei Pacífico de Montefalco e diretor do aldeamento indígena de São João Baptista do Rio Verde. Posteriormente ao falecimento do entrevistado, a fonte oral e nossa pesquisa contribuiu para a abertura do Casarão e Museu Histórico, Cultural e Genealógico da Paulistânia Professor João Castilho, inaugurado em 09 de setembro de 2022.

Biografia do Autor

Rafaela Sales Goulart, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora e Mestre pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Assis. Contato: rafa_historia@hotmail.com

Fabiana Lopes da Cunha, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). E-mail: fabiana.cunha@unesp.br.

Referências

CASTILHO, João Batista de Magalhães [83 anos]. [set. 2018]. Entrevistadora: Rafaela Sales Goulart. Itaporanga, SP, 17 set. 2018.

Downloads

Publicado

2023-12-20

Como Citar

Sales Goulart, R. ., & Lopes da Cunha, F. (2023). “E a frente de nossa casa cheia de índios!”: a fonte oral como instrumento de construção da memória e história de Itaporanga (SP). História Oral, 26(3). https://doi.org/10.51880/ho.v26i3.1337