Notas sobre ensino superior e formação de professores no norte e nordeste do estado de Santa Catarina (1960-1970)

Autores

  • Ilanil Coelho Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Fernando Cesar Sossai Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1011

Palavras-chave:

História Institucional, Formação de professores, Universidade, Univille, Joinville

Resumo


Como se deu o processo de interiorização do ensino superior no norte e nordeste de Santa Catarina? Qual foi o papel dos cursos de formação de professores nesse processo? São essas as questões que animam este artigo. Tomando como referência os resultados de uma pesquisa sobre a história da Univille, o texto foi organizado em três partes. Na primeira, analisamos o processo de criação da Faculdade de Ciências Econômicas de Joinville, discutindo as motivações que levaram lideranças polí­ticas, empresariais e educacionais a se envolverem com a oferta de ensino superior naquela região. Em seguida, refletimos sobre os interesses que incidiram na constituição da Fundação Joinvilense de Ensino (Fundaje) e de sua Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLJ) que, a partir de 1968, passaram a oferecer cursos de licenciatura. Por fim, encerramos o artigo com um debate sobre as perspectivas de universidade e formação de professores que, í  época, transpassavam a Fundaje e a FFCLJ.

Biografia do Autor

Ilanil Coelho, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professora do Departamento de História e do PPG em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE. Coordenadora do Laboratório de História Oral e do Centro Memorial da UNIVILLE. Lí­der do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença da UNIVILLE.

Fernando Cesar Sossai, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Professor do Departamento de História e do PPG em Patrimônio Cultural e Sociedade da UNIVILLE. Coordenador do Laboratório de História Oral e do Centro Memorial da UNIVILLE. Membro do Grupo de Pesquisa Cidade, Cultura e Diferença da UNIVILLE.

Downloads

Publicado

2020-08-12

Como Citar

Coelho, I., & Sossai, F. C. (2020). Notas sobre ensino superior e formação de professores no norte e nordeste do estado de Santa Catarina (1960-1970). História Oral, 23(1), 29–53. https://doi.org/10.51880/ho.v23i1.1011